O II Seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional, com o Tema: Construindo as Diretrizes do I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional aconteceu nesta quarta-feira, última, 14 de agosto, na Estação Cabo Branco- Ciências, Cultura e Artes, com o objetivo de discutir as diretrizes da Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional do município de João Pessoa com as presenças de Marta Moura, Secretária de Desenvolvimento Social do município; Sr. Valdecí Rique Ferreira, responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos na Paraíba, Representando o Superintendente da CONAB; Francisca Leite Duarte, representante da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB e Conselheira Estadual; Arimatéia França, Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional-CONSEA Estadual; Vernayde Teotônio, Presidente do CONSEA-JP; Walter Joaquim de Sousa, Presidente da Cooperativa de Agroecológicos-PROHORT, de João Pessoa ; e da Sra. Geyza Chianca de Oliveira, Representante das usuárias do Programa de Cozinhas Comunitárias, que formaram a Mesa de Honra do evento.
Em
sua fala, a Sra. Vernayde Teotônio, Presidente do CONSEA-JP, lembrou que
para chegar ali, muitos chegam com marcos de luta, mas que ainda é
preciso conquistar mais desafios " por isso estamos lutando, junto com a
sociedade civil e a governamental, por segurança alimentar, que começa
na terra, na agricultura, para prover uma alimentação adequada,
constante e variada".
Num segundo momento, a mesa foi composta pelo Professor Rodrigo Viana,do Departamento de Nutrição da UFPB e a Sra. Maria José Alves, Conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar-CONSEA e da Associação de Cidadania e inclusão Social
A Diretora da Casa dos Conselhos Municipais em Gestão de Políticas Públicas, Sra. Cléa de Lima, esteve presente no evento e lembrou que os Conselhos são referências de organizações sociais, e da importância da consolidação dos Conselhos, neste caso, o CONSEA, garantindo a participação efetiva do governo e da sociedade civil na formação das políticas públicas de segurança alimentar.
O Seminário prosseguiu com painel: Marco Legal da Política de Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação; e Palestras: Politicas Públicas de Segurança Alimentar: Abastecimento e Estímulo à Produção da Agricultura Familiar; Rede SAN: Apoio e Fortalecimento à Política de Segurança Alimentar e Nutricional; Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional: Avanços e Desafios; e Experiência dos Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional no município de João Pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário