Em comemoração alusiva ao dia do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, o Conselho Municipal do Idoso reuniu-se-se nesta quarta-feira, última, dia 12, com a Senhora Vera Lúcia, Delegada da Delegacia do Idoso e com as Senhoras Patrícia Teotônio, Assessora de Divisão do Controle Social e Aline Martins Barroca, representante da Secretária de Desenvolvimento Social- SEDES, Marta Gerusa Moura Gomes.
O evento teve como objetivo expor e discutir a situação atual do idoso e as diversas formas de violência às quais estão expostos. "Precisamos acelerar a informação sobre a violência cometida contra o idoso, hoje o idoso é violentado até em seus direito mais simples, quando chega numa instituição e não é bem atendido ou quando é subestimado em sua fala ou por sua maneira de vestir, e isso não acontece apenas com aquele que mora na periferia" comentou a Vice-presidente do CMDI, Sra. Irene Delgado.
A Conselheira, Fátima Holanda, lembrou que o CMDI, juntamente com a SEDES, está providenciando uma Casa de Acolhida para idosos em situação de vulnerabilidade.
Na ocasião foram feitas algumas sugestões, tais como: cursos preparatórios para
cuidadores de idosos, maior divulgação sobre os trabalhos e número de
contato do CMDI, sensibilização das famílias que abandonam o idoso e criação de estratégias para aumentar os recursos para defesa dos direitos do idoso.
A Presidente do CMDI, Sra. Marliete Arruda, avalia o encontro como sendo um momento muito positivo "É o primeiro passo para fazer acontecer, na prática, junto com a atual gestão, um crescimento a mais, precisamos fazer valer mais ainda a atenção à pessoa idosa. Esse momento é um acontecimento, é o primeiro, mas acredito que iremos fazer mais porque João Pessoa está se tornando a capital dos idosos, muitos estão procurando a cidade para morar".
O Conselheiro, Paulo Galvão Júnior, em seu artigo intitulado "A VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS EM JOÃO PESSOA", avalia a atual situação do idoso na cidade e cita alguns dados da violência cometida contra os idosos. Leia a matéria na íntegra no link abaixo:
Mais informações: 3218-9816 (CMDI)