quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coordenador da Casa dos Conselhos fala sobre a estrutura da Casa e sua gestão


Luiz Antônio Brilhante, Coordenador da Casa dos Conselhos Municipais de João Pessoa fala sobre a atual estrutura da Casa dos Conselhos e sua gestão à frente da Diretoria da Casa:  

-Qual a estrutura atual da Casa dos Conselhos? 
Hoje funciona na Casa, o Conselho Municipal do Idoso - CMDI, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Municipal Antidrogas - COMAD, Conselho Municipal de Segurança Alimentar - CONSEA e está para ser instalado o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e o Conselho Municipal do Deficiente.  
Como estrutura temos um auditório, que foi uma aquisição muito importante na nossa gestão, que tem o nome de Zulmira Pereira em homenagem a uma falecida funcionária da Casa, e esse auditório não serve apenas para a Casa dos Conselhos, mas também para a Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES, e muitas vezes para outros setores da Prefeitura, não é um auditório com uma grande estrutura, mas comporta 60 pessoas, e quem quiser fazer uso, basta solicitar com 2 dias de antecedência.

Temos também um veículo novo à disposição dos Conselhos e Diretoria da Casa; novos computadores, internet, impressoras e ar-condicionados em todos os Conselhos; e segurança eletrônica na Casa.

Estamos trabalhando a questão da divulgação, juntamente com os parceiros, que são os Conselhos, porque é importante que a população saiba que existe, por exemplo, um Conselho do Idoso que funciona, que recebe denuncias e que acompanha as entidades.

Temos consciência que a Casa está ficando pequena, pois todo dia aparece Conselho querendo ser instalado aqui, a Casa ganhou mais visibilidade, a divulgação e identificação da Casa melhoraram, hoje a população sabe onde funcionamos, já repassamos a situação atual à Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES, mas teremos que conversar com essa nova gestão para ver se alugamos um espaço maior, pois é vontade nossa instalar todos os Conselhos aqui, mas tem que ser com o tempo e com o apoio da SEDES, que já está estudando esse nosso pedido. A gente acredita que para instalar um Conselho tem que ter toda uma estrutura com relação a material, funcionários, equipamentos, móveis, computadores, tudo isso é necessário, não se instala um conselho apenas com uma sala, tem que ter estrutura, para isso é necessário muito estudo e cautela.

-Como se dá essa parceria com a SEDES, funcionários e Conselhos ?
É muito boa, a SEDES é quem acompanha todos esses pedidos que fazemos. Vou completar três anos à frente da coordenação da Casa, e considero uma experiência muito boa, já fui Conselheiro Tutelar por seis anos e sempre acompanhei de perto as questões dos Conselhos Tutelares, e por ter sido Conselheiro eu, juntamente com a SEDES, respeito muito a autonomia deles, é importante que a população saiba que não influenciamos os Conselhos, eles estão instalados aqui mas funcionam com autonomia em seus trabalhos e nas reivindicações deles, a sedes apenas dá a estrutura administrativa, com funcionários, alimentação e material de escritório.

-Que avaliação você faz desse período à frente da Coordenação da Casa dos Conselhos ?
Está sendo muito importante para mim. Eu já vinha da experiência no Conselho Tutelar, mas trabalhar com funcionários é diferente, pois cada um tem uma cabeça, e temos também a presença dos Conselheiros de Direitos que representam a sociedade civil e o governo, mas essa gestão foi marcada com tranquilidade, pois os funcionários trabalham à vontade, sem pressão, já que todos são experientes, sabem seus serviços, e a gente só tem a agradecer a eles, e ao Controle Social da SEDES, que dá apoio de perto aos nossos trabalhos. Aproveito a oportunidade para agradecer aos funcionários dos almoxarifados e depósitos da SEDES, que sempre nos atendem com muita atenção, como também a imprensa, que sempre nos ajuda.

Uma das coisas importantes foi a criação dessa Assessoria de Comunicação para divulgar, não só os trabalhos da Casa, mas de todos os Conselhos, através do Blog, Facebook e envio de e-mails, e aproveito ainda para comunicar que aqueles Conselhos que estiverem promovendo eventos e que queiram divulgar, mesmo que ainda não funcionem aqui, podem nos procurar e mandar matérias, pois se um dia tivermos condições, todos serão instalados aqui.

-Quais os projetos para 2013 ?
Temos projetos de divulgar a Casa mais ainda nesse próximo ano, ampliando os trabalhos da Assessoria de Comunicação, por isso temos muitas expectativas com esse novo governo, pois cada ano que passa a população está conhecendo mais a importância da Casa dos Conselhos e, por conta disso, apresentaremos à nova Secretária da SEDES um relatório do que já foi realizado, e dos nossos projetos para 2013.


A Casa dos Conselhos Municipais funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Avenida Dom Pedro I, 692 – Centro
Mais informações: 3218-9293.